sábado, 31 de maio de 2014

BD0108. Rip KIrby em «Desapareceu Melody Lane»


Apresentamos o número 2 da Coleção Condor, com publicação datada de 1 de Junho de 1951, o qual nos oferecia uma notável aventura de Rip Kirby, da autoria de Alex Raymond. O estado do exemplar utilizado não é famoso, mas permite admirar as melhores caraterísticas da série e do autor.
Ao contrário do apresentado na capa, trata-se ainda do primeiro volume da coleção e não do segundo, portanto, fascículo 2, volume primeiro...

sexta-feira, 30 de maio de 2014

HBD038. O número 1 da Coleção Ciclone

A coleção Ciclone, um clone do Condor Popular, surgiu em Abril de 1961. Este número continha duas histórias: a primeira de um herói que até aí nunca tinha aparecido, Ciclone Bill, uma espécie de batedor em tudo semelhante a Bufalo Bill ou Kit Carson, mas que nos é apresentado como «Marshall»; a segunda, de Vance Flanagan, uma figura recente no mundo dos heróis, fruto de uma nova geração de criadores.
Encontram aqui uma versão para download.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

BD0107. Vance Flanagam em «Os meus valentes comissários»


À falta de homens valentes e honestos, chegado a uma estranha cidade por sua própria escolha, contrariando o seu inteligente cavalo, Vance Flanagan vê-se na necessidade de lutar pela própria pele utilizando como ajuda estranhos comissários...

BD0106. Ciclone Bill e o renegado

E assim começava a coleção Ciclone, um clone do Condor Popular...
"James Butler, o valente da fronteira, conhecido por Ciclone Bill, mantinha a ordem e a lei, graças as suas pistolas. Muitos homens valentes o enfrentaram. Foras-de-lei, agentes da autoridade, índios, adversários e amigos, todos respeitavam Ciclone e os seus colts, onde ciclone chegava, seguiam-no a aventura e a emoção".

terça-feira, 27 de maio de 2014

BD0105. Bessy em «O machado de guerra»

Aqui fica mais uma aventura de Bessy, publicada no semanário Zorro, com o título «O machado de guerra».
Esta aventura iniciou-se no número 62, de 21-12-1963, e terminou com o número 70.

sábado, 24 de maio de 2014

SBD031. Lúcio, o xerife em «Tardio arrependimento»

Apenas com dezasseis anos, aquele rapaz saca e dispara com uma velocidade superior a qualquer pistoleiro de referência. A sua predisposição para as armas tornou-o presa fácil de indivíduos sem escrúpulos e, pouco depois, assaltou um homem para o roubar, matando-o e deixando a filha, Molly, na miséria. Fugiu, com os amigos, mas acabou por ser apanhado e ir para a prisão. Ali arrependeu-se e quis fazer justiça por suas mãos. Fugiu, procurou os antigos companheiros, mas, quando estava quase prendê-los, a intervenção de Molly tudo levou a perder.
Que ser iria passar? Recuperaria ela o seu dinheiro? Eis mais uma aventura de Lúcio, o xerife publicada no Condor Popular número 5, volume 19.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

BD0104. Cisco Kid em «O actor Louco»

O número 1023 do Mundo de Aventuras é, de certa maneira, histórico. Ele publicou a última aventura de Cisco Kid desenhada por Salinas e que contém a célebre despedida "Adeus, amigos". A história e o desenho já são frouxos. Lucy e Flor Vermelha entraram no esquecimento. Não percebo como Salinas pôde abandonar estas beldades. Cisco está diferente, cara engordada sem o brilho do início. As paisagens, os grandes planos desapareceram, agora o ambiente é a cidade e a ação desenvolve-se por conversa entre as pessoas...
Este número é completado pela história «O prisioneiro de Coruna».

terça-feira, 20 de maio de 2014

BD0103. Aventuras do Zorro

Eis uma bela história do Zorro, versão André Oulié, publicada no Cavaleiro Andante nos fascículos entre o número 130 e 142. Uma bela índia é salva da morte por um jovem branco, mas Jaguar Magro, um índio de outra tribo, está apaixonado por ela e faz mil tropelias para a conquistar e afastar o rival branco...
Este Zorro é o mesmo que a Coleção Alvo publicou como Mascarilha, por isso manteremos esta «tag» para a sua referência.

sábado, 17 de maio de 2014

SBD030. Capitão Flamberge II

Disponibilizamos o Álbum do Cavaleiro Andante nº 67, com a segunda parte das aventuras do Capitao Flamberge. Desta vez, parece que tudo fica resolvido com a bela Angelique e o fogoso espadachim vai ser mesmo um fidalgo-agricultor.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

BD0102. Cisco Kid contra Zorro, o renegado

Apresentamos a digitalização do Mundo de Aventuras número 512. Este MA, datado de 2-7-1959, tem a curiosidade de ser o primeiro num formato que iria durar por mais de setecentos números e só publicar histórias completas. A presente nem é a melhor de Cisco Kid, um herói que já revelava algum cansaço...

terça-feira, 13 de maio de 2014

BD0101. Rancho Circulo M

«Chicote» era o nome que aterrorizava as gentes daquela cidade. Até que ele chegou...

BD0100. 3 assassinos para um morto


"Eu não vim para discutir, mas para comunicar que tenho os meus dias contados". Esta é a legenda que pode ler-se na capa do Rio Bravo nº 1, relativamente a esta aventura. Qual dos três assassinos terá consumado aquele terrível acto?

BD0099. "Saloon Morte"


Ele tinha de encontrar Bruce para o levar para casa, mas...
Assim começava a coleção Rio Bravo

HBD037. Coleção Rio Bravo: o número 1

A coleção Rio Bravo foi uma edição da IBIS, surgindo já numa fase de grande maturidade das revistas da APR e de algum cansaço dos leitores destas. Apresentava em geral três aventuras, sendo que, no número presente, a segunda era do campo policial. As capas eram cuidadas e bem ilustradas; o interior demasiado escuro para o meu gosto...
Não sei quantos números publicou. A BD Portugal estabelece um limite de sessenta que eu acho bastante exagerado. Também acho tardio o período que esta refere para a coleção (1965). Se alguém puder ajudar...
Vamos apresentar o número 1 desta coleção, exemplar único da mesma em nosso poder, dos muitos que tivemos...

,

sábado, 10 de maio de 2014

SBD029. Capitão Flamberge

Foram 143 páginas de BD. Por vezes, publicadas à razão de duas por semana, o que levou a que se estendesse por 120 fascículos, iniciando-se no número 219 do Cavaleiro Andante em 10-03-1956 e prolongando-se até ao 339, publicado em 28-06-1958, isto é demorou mais de dois anos a sabermos o que aconteceu a Flamberge e à bela Angelique de Chavagnac. E as coisas não terminaram por aí já que no velório de Partacan, o fiel amigo do nosso herói, surge a ideia de Flamberge voltar às aventuras.
A arte é de Étienne le Rallic, um francês de alto e fino talento, cujas criações abordam dominantemente o «western» e capa-e-espada.
Deixo-vos com esta passagem onde Flamberge vê pela primeira vez aquela que virá a ser a sua amada Angélique e, se tiverem paciência para tanto, podem fazer download das cento e tal páginas a partir daqui.
 
 
 

quinta-feira, 8 de maio de 2014

BD0098. Uma aventura de Matt Dillon


O MA652 fica completo com a aventura de Matt Dillon que apresentamos seguidamente. O conhecido Marshall e o ajudante Chester dirigem-se, em férias, a S. Luis e aí os espera uma aventura de todo emocionante.

BD0097. Bill, o sorridente em «Jornada Heróica»


Hoje, vamos apresentar na íntegra a digitalização do Mundo de Aventuras número 652, o qual começa com uma aventura de Bill, o sorridente

terça-feira, 6 de maio de 2014

BD0096. Comandante Madalena

Eis a digitalização da história de uma rapariga que, no Québec, defendeu valentemente Forte Perigoso do ataque de iroqueses. Esta história foi originalmente publicada no Cavaleiro Andante 198.

sábado, 3 de maio de 2014

SBD028. Mandrake em «Duelo Fantástico»


Em 10 de Maio de 1962, o número 14 da coleção Seleções do Mundo de Aventuras reeditava uma fabulosa aventura de Mandrake que, mais ou menos dez anos antes, tinha entusiasmado os jovens portugueses ao ser publicada naquele jornal nos fascísculos entre o 110 e o 130, nessa altura com o título «Mandrake contra Swami, o mágico!».
Aqui fica a sua digitalização.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

BD0095. Tomahawk Tom em «Luta sem tréguas»

 
Na sua perseguição ao meliante, Tomahawk Tom depara com uma jovem que lhe pede auxílo por causa de o seu cavalo estar lesionado. Mas o famigerado Vila Vargas está por perto e quer vingar-se. A luta é terrível. Tal como diz o título é uma luta sem tréguas, muito bem desenhada por Vitor Peon...

BD0094. Tomahawk Tom em «Colt City, cidade sem lei»

O número três da Coleção Condor (versão para download) é um dos melhores fascículos da coleção. Suportado numa história de Edgar Caygill, encontramos Tom a visitar uma cidade, Colt City, onde Vila Vargas, o mexicano, lhe faz uma receção com uma bala que lhe fura o chapéu. Trata-se de um bandido que traz a cidade aterrorizada e Tom encarrega-se de lhe dar o devido castigo, num duelo épico. O homem escapa-se, mas a cidade livra-se da sua presença, o que é assinalável. Tom persegue-o, o que abre caminho para a segunda aventura inserta no fascículo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...