quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

BD0314. Mandrake em «O tesoiro de Cleópatra»

 
Esta história desvenda o segredo do tesoiro de Cleópatra. Por que seria ele constituído? A intervenção de Mandrake na resolução do problema foi, como se calculará decisiva, e não foi, com certeza, causadora de ilusão através dos seus gestos hipnóticos. Tudo foi relatado nos fascículos do MA 187 a 212.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Seleções_MA#014. Mandrake em «Duelo Fantástico»

 
Aqui fica a reposição do notável «Duelo Fantástico» em que Mandrake defrontou e venceu o malvado Swammy, o mágico, a partir da edição do número 14 das Seleções do Mundo de Aventuras.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

BD0313. Qual dos três

Esta é a primeira aventura de Ric Hochet, cuja publicação em Portugal, pouco depois de ter surgido no Tintin belga, levou a que o herói fosse chamado de João Nuno, um ardina que acabaria por ser recrutado pelo jornal «A Rajada» e que conseguiu identificar o polícia entre as três sinistras criaturas que podemos visualizar na capa.
Por curiosidade, apresentamos a capa original de «Qual dos três» e convidamo-lo a ler um texto de O Gato Alfarrabista sobre esta aventura.

Tintin 13 e 5

sábado, 26 de dezembro de 2015

BD0312. Cuto em «O lago fatal»

 
Aquele lago está embruxado, nele habitando um conjunto de demónios. Mas Cuto não resiste e quer tomar banho naquelas águas metendo-se em razoável sarilho. Leia «O lago fatal», história publica nos fascículos do MA 200 a 206

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

BD0311. Johnny Hazard em «Cerise, artista de cinema»

Uma actriz arrogante, falida e dependente encontra um diamante e procura apossar-se dele. Hazzard anda por perto e acaba por se relacionar com o seu empresário tudo se conjugando numa história bastante movimentada. O relato surgiu nos fascículos do MA 187-196.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

BD0310. O estribo de ouro

Quando o banqueiro Patrick Urban morreu, todos os seus bens foram leiloados para cobrir as dívidas que deixara. A filha, Marjory, não resistiu quando viu o seu pequeno potro ser leiloado e pagou 100 dólares para ficar com ele. Começou aqui um percurso que viria a revelar-se vitorioso...
«O estribo de ouro» é uma pequena história desenhada por Funcken, publicada no Cavaleiro Andante nº 105

sábado, 19 de dezembro de 2015

BD0309. Uma aventura em Rabat

Prosseguindo com a divulgação de alguma BD publicada no Pajem do Cavaleiro Andante, apresentamos hoje uma história cheia de vida criada por Artur Correia no melhor estilo do autor.
Imagine-se o leitor apaixonado por alguém com um véu cuja imagem é totalmente distinta da imaginada no momento em que é retirado.
«Uma aventura em Rabat» foi publicada em doze fascículos do Pajem, iniciando-se com o número 98.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

BD0307. A palavra de Egas Moniz


Continuamos com a obra de Vitor Peon, apresentando mais um trabalho desta vez com fundamento histórico: «A palavra de Egas Moniz». Partindo de uma longa citação de Herculano em «História de Portugal», Péon idealiza um conjunto de peripécias acerca da atuação daquela nobre figura. A história desenrola-se por 20 fascículos, começando no 177.

sábado, 12 de dezembro de 2015

BD0306. Pirro em «Um caso de contrabando»

Pirro é uma espécie do Jackie, companheiro de aventuras de Tomahawk Tom, a atuar sozinho, com a diferença de que este provem dos tempos contemporâneos, mas o seu entusiasmo por histórias do Oeste é tal que, ao ser expulso de uma sala de cinema, acaba por ser atropelado e levado em sonhos aos temas que o entusiasmavam.
A figura é, mais uma vez, uma criação de Péon e Caygill e mostra todos os ingredientes já conhecidos. Os autores fervilhavam de imaginação num momento único da BD em Portugal. A história «Um caso de contrabando», iniciou-se no fascículo 187 3 prolongou-se até ao número 203.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

BD0305. O filho de Zama

A colaboração entre Vitor Péon e Edgar Caygill estendeu-se a temas para além do Oeste. As páginas associadas a Zama são uma dessas incursões em outras áreas e, iniciando-se no fascículo 204 do MA, estenderam-se até ao número 210.
Uma das curiosidades desta história é a própria participação dos autores como objeto de ilustração o que nos é fornecido nas pranchas iniciais. Comece-se por aí a leitura da história e imaginem-se os dois autores deitados, descontraídos, num quarto da Lisboa dos anos 50 a delinear novas aventuras.
Quanto a Zama: não reúne as minhas melhores simpatias quer pelo tema quer pelo desenho. Por vezes, Péon tem um traço esquisito em que anatomicamente as suas personagens surgem deformadas...
Eis «O filho de Zama»

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

BD0304. Tomahawk Tom em «O rapto de Jenny»


Os índios estão em pé de guerra quando Tom e Jackie chegam àquela região, deparando com os resultados de um ataque. «Miss Jenny foi raptada...», diz-lhes um moribundo e os nossos amigos partiram imediatamente para a salvar.
Esta movimentada aventura foi publicada nos dez fascículos do MA compreendidos entre os números 193 e 202.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Condor#03. Tomahawk Tom em «Colt City, cidade sem lei»


Aqui fica a recuperação de mais um magnífico exemplar da Coleção Condor com a história da luta de Tomahawk Tom contra o famigerado Vila Vargas, de acordo com argumento de Edgar Caygill, um pseudónimo de Roussada Pinto.

Condor#01. Tomahawk Tom em «Reg Tooper, o renegado»


Numa semana que vamos dedicar a Vitor Peon, começamos por recuperar um fascículo da Coleção Condor, já publicado neste blog, mas que a voracidade do FileFactory levou a desaparecer. Ei-lo num novo servidor de ficheiros.

sábado, 5 de dezembro de 2015

BD0303. Punhos de Aço

 
«Punhos de Aço» é uma história portadora de considerável intensidade dramática, desenrolada no perigoso mundo do box, que se estendeu por 53 fascículos do Cavaleiro Andante, com início no nº 78, retratando a vida de um jovem prometedor, Dan Santiago, que, para chegar a campeão, teve de enfrentar um conjunto de indivíduos que se dedicavam às mais estranhas atividades.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

BD0329. Uma aventura de Cuto


Eis uma interessante aventura de Cuto, onde o autor, Jesus Blasco, explora muito bem a estranha fisionomia de um jovem amante da cultura que acabou por colaborar com o nosso herói na resolução de estranhíssimo caso. A publicação teve lugar nos fascículos do MA 192-199.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

BD0328. Buck Jones em «O bandido branco»

 
Um jovem é expulso de Alkali por uma quadrilha por pretensa batota ao jogo. Os membros da quadrilha tentam apoderar-se do jogo na cidade e expulsar o valoroso xerife Buck Jones, pelo que fazem surgir «O Bandido Branco» com o intuito de inculpar o jovem expulso e chamar a atenção do xerife. Esta história iniciou a publicação no Mundo de Aventuras 184 de 19-02-1953 e estendeu-se por 7 fascículos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...