quinta-feira, 30 de junho de 2016

terça-feira, 28 de junho de 2016

BD0386. Jean Valjean

 
Apresentamos mais uma história curta de Funcken baseada na obra de Vitor Hugo «Os Miseráveis». Jean Valjean, um ex-forçado a quem todos recusaram abrir as portas, conseguiu subir na vida depois de um acto heróico, mas recusou as benesses da riqueza quando alguém foi condenado em seu nome, depois de ter sido «reconhecido» por três testemunhas.

sábado, 25 de junho de 2016

BD0385. O bobo


O último trabalho de José Ruy que publicamos esta semana é uma adaptação da obra de Alexandre Herculano e teve a designação de «O bobo», baseado na figura de Dom Ribas. O seu aparecimento foi, mais uma vez, no Cavaleiro Andante, fascículos 249 a 308.
Espero que o grande mestre tenha apreciado...

quinta-feira, 23 de junho de 2016

BD0384. A mensagem

 
Este é o segundo trabalho de José Ruy que temos o privilégio de inserir no nosso blog. «A mensagem» é uma narrativa histórica cuja ação decorre no ano de 238 A.C., quando Aníbal, general cartaginês, dominava grande parte da Península Ibérica. A publicação aconteceu nos fascículos do Cavaleiro Andante 231 a 243.

terça-feira, 21 de junho de 2016

BD0383. Ubirajara


Numa semana totalmente dedicada à arte de José Ruy, aqui fica «Ubirajara», tal como foi publicado no Cavaleiro Andante, fascículos 210 a 229. «Ubirajara» é uma lenda tupi da autoria de José de Alencar, adaptada por Maria Fernanda Pinto. A mitologia tupi foi criada em tempos imemoriais e ainda hoje é cultivada por povos indígenas na América do Sul, designadamente, os guaranis. 

sábado, 18 de junho de 2016

BD0382. A primeira volta ao Mundo


Eis, pela mão de Caprioli, a história de primeira volta ao Mundo em navegação, atribuída a Fernão de Magalhães. Esta história surgiu publicada no Cavaleiro Andante, fascículos 227 a 252.
E não deixe de visitar o maravilhoso blog de Jorge Magalhães e Catherine Labey dedicado a Caprioli...

quinta-feira, 16 de junho de 2016

BD0381. Cisco Kid e Pancho «Acusados de Ladrões»


Na sua eterna corrida contra o mal, Cisco e Pancho acabam por ser mal recebidos numa povoação onde os acusam de ladrões. Claro que acabaram por demonstrar a verdade em mais uma movimentada história onde Cisco deixou desfeito o coração de uma jovem...
O relato, pela mão de Salinas, surgiu nos fascículos do MA 246 a 257.

terça-feira, 14 de junho de 2016

BD0380. Os Harlem Globbe-Troters

 
 Jean Graton ressurgiu no Cavaleiro Andante 251 a assinar uma história curta de BD acerca dos mais célebres basquetebolistas do mundo

sábado, 11 de junho de 2016

BD0379. Cavalgada Fantástica

Terminamos hoje a publicação de «O nome escrito na água» de Ruggero Giovannini. Finalmente, Donato anula a maldade de Braço de Ferro e liberta um conjunto de desgraçados que este mantinha presos. De regresso à aldeia, reencontra a filha de Maso a qual converte em sua esposa...
Cavalgada Fantástica foi publicada nos fascículos 218 a 229 do Cavaleiro Andante.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

BD0378. Trinca-Fortes


O Jornal do Cuto, fascículo 49, foi um número especial dedicado ao 4º centenário da publicação dos Lusíadas. Inseria uma história escrita e desenhada por Jobat dedicada à vida de Luis de Camões. Aqui fica neste dia de Portugal de 2016...

quinta-feira, 9 de junho de 2016

BD0377. Dick Daring em «A vingança do malfeitor»


O sargento Dick Daring da Polícia Montada do Canadá foi responsável pela captura de perigoso malfeitor o qual, condenado a 10 anos de prisão, foi colocado na mesma sela que um índio preso por roubar um pouco de carne para alimentar o seu povo. James Bennet não se conformou com a sentença e, em breve, urdiu um plano para fugir que passou pela colaboração do índio.
Consomada a fuga, em breve o malfeitor mostrou a sua verdadeira natureza, traindo o seu amigo índio que acabou por ser salvo da morte pelo polícia com o qual passou a colaborar.
Aqui fica o Condor Popular número 6, volume 23 que conta com uma passagem de Pica Pau.

terça-feira, 7 de junho de 2016

BD0376. Fred de Sousa em «Um caso de espionagem»


A mulher do comandante da base é extremamente bonita, mas ao mesmo tempo hábil e curiosa. Buz Sawyer (aqui batizado de Fred de Sousa) tem a sensação de já a conhecer, mas as suas suspeitas acerca da beldade aumentam à medida que coisas estranhas começam a passar-se...
«Um caso de espionagem» é um trabalho de Roy Crane e foi publicado no Cavaleiro Andante, fascículos 222-247.
 

sábado, 4 de junho de 2016

BD0374. Façanhas do Oeste, fascículo 286


O fascículo 286 da coleção Façanhas do Oeste apresenta 2 histórias:
- William Barney, o desertor e
- Uma boneca no rio, uma história que nos leva ao conflito entre nortistas e sulistas na Guerra da Secessão e que nos mostra um artifício usado por um dos lados para descobrir um colaboracionista dos seus adversários.
A revista oferece ainda um poster de Paulo de Carvalho.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

BD0374. Cisco Kid em «Contra Dandy Dover, o galã»

 
A partir do jornal do Cuto número 104, apresentamos «Cisco Kid contra Dandy Dover, o galã». Este trabalho de Salinas já tinha sido publicado em Portugal através da Coleção Audácia com o título «Guido Dover, o terror da cidade». Está portanto entre os primeiros trabalhos de Salinas, sendo a versão do Jornal do Cuto bem mais completa.
Recordamos, a propósito que, na aventura «Mais Vale Prevenir...», publicada no Condor Popular e já reproduzida neste blog, Cisco vai reencontrar o malvado Dandy (ou Guido, como foi inicialmente chamado) e a beldade de «A cidade da alegria» entretanto viúva de um ricalhaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...