sábado, 8 de julho de 2023

BD1469. A última façanha de Durango Scott

LOS GUERRILLEROS 
Um trio de justiceiros no tempo da revolução mexicana no início do século 20.

Revolucionários e “federais” discutem e atacam-se pelo poder. É nesse tumulto que um trio de justiceiros vai surgir; justiceiros que serão conhecidos como "Los Guerilleros". O objetivo deles?... tentar trazer ordem ao Novo México. 

Compostos por Ray, o branco, Pedro de Guzman, o mexicano e Yuma, o índio, eles terão muito que fazer para ter sucesso na sua missão. Mas tenacidade, coragem, temeridade e – às vezes – imprudência  acompanhá-los-ão ao longo dos seus dias agitados… 

Esta série foi publicada no semanário Spirou entre 1968 e 1973 e depois editada em álbum completo pela Editora Pierre Charles. (Coleccion de l'Espadon) em 1980 (em preto e branco). As edições Dupuis nunca consideraram relevante publicar álbuns de esses episódios de durações muito desiguais (62; 40; 32; 30).

No episódio aqui apresentado, onde se destaca o magnífico desenho de Jesus Blasco e o cenário de Cussió, vamos encontrar Pedro a caminho de Shumla para se juntar aos amigos. A povoação é dominada por dois caciques que aterrorizam os fazendeiros esperando que eles partam e vendam as terras para eles as revenderem à Southern Pacific Railway com lucro garantido. Pedro tem um macabro encontro com um famoso pistoleiro que também se dirige a Shumla para restaurar a ordem, mas acaba por assumir a sua identidade para espanto dos amigos...

Os quatro episódios foram publicados no Seulement BD sendo a tradução e legendagem do aqui apresentado da responsabilidade do Lobo Sentado. Este tem uma edição em português na Coleção Grilo da Portugal Press fascículos 11 a 15.

Ler mais »

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...