quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

HBD009. Bessy

Bessy é uma série criada e ilustrada por Willy Wandersteen (que o DN classificou como o gigante da BD que Portugal desconhece) que narra as aventuras de um Collie integrado numa família de colonos...
A cadelinha fazia todos os prodígios para salvar os seus donos, atacando os bandidos, chamando por socorro quando necessário, transportando-os...
Apesar de tudo, a sua vida não foi fácil: ocasiões houve em que foi acusada de dizimar rebenhos e o sue dono viu-se em trabalhos para a salvar.
A série, em França, tem uma edição quase integral com 151 números. Digo quase, porque suspeito que a base é de 164 títulos.
Em Portugal, a sua publicação iniciou-se no Cavaleiro Andante Especial de Natal de 1955 com a aventura "Os pioneiros". Seguiram-se publicações no Álbum do Cavaleiro Andante, no Cavaleiro Andante, no Zorro e numa colecção da APR designada Bessy. Esta colecção dedicou-se a números mais recentes da série.
Desde o princípio que fiquei fascinado com as aventuras da cadelinha que conheci no Cavaleiro Andante numa aventura em continuação. Presentemente, possuo quase todas as aventuras publicadas nas colecções ligadas àquela revista, mas o papel de impressão e as humidades deixaram-nas num estado pouco recomendável. Mas lê-las é quase sempre um prazer: os conhecimentos de botânica e zoologia que o autor transmite, a cooperação da família com outros colonos ou com os próprios índios (quando não aparece nenhum feiticeiro marado) são características que tornam a série muito suave para série do Oeste, muito embora muitas vezes os malfeitores sejam bem caracterizados.
Eis algumas capas retiradas da edição francesa e de uma edição alemã...

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...