sexta-feira, 31 de julho de 2015

Lusíadas#000. Ilustrações de «Os Lusíadas» por Fernando Bento

Ao longo do mês da Agosto, vamos publicar 11 ilustrações elaboradas por Fernando Bento, relativas a «Os Lusíadas» que serão acompanhadas pelo texto que o Cavaleiro Andante produziu no momento da sua publicação. Assim, a publicação de BD será reduzida, mas cremos que os nossos seguidores continuarão a acompanhar-nos neste momento de férias...

quinta-feira, 30 de julho de 2015

BD0289. Quo Vadis

A escrava Ligia, protegida pelo fiel Ursus, desperta a paixão no romano Marcus o qual a quer para esposa. Eis um retrato de como era difícil a vida dos primeiros cristãos no tempo de Nero assinado por Campion e publicado no Cavaleiro Andante, fascículos 54 a 78, com início em 10-01-1953. Aqui fica ficheiro para download

terça-feira, 28 de julho de 2015

BD0288. O mistério do Tibet

Esta história, «O mistério do Tibet», assinada por Fernando Bento, foi publicada no Cavaleiro Andante em 19 fascículos, iniciando-se com o número 1. Aqui fica ficheiro para download

sábado, 25 de julho de 2015

BD0287. Viriato


Viriato, o grande chefe lusitano, tem aqui curta biografia numa fabulosa versão de Garcês. Deixamos ficheiro para download e versão para visualização imediata com menor resolução. Anunciada no número 26 do Cavaleiro Andante, a série iniciar-se-ia no seguinte, prolongando-se por 33 fascículos.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

BD0286. Flash Gordon em «A caminho de Jupiter»

Desenhada por Dan Barry, aqui fica a magistral aventura de Flash Gordon «A caminho de Júpiter», com todas as mazelas que a publicação no Mundo de Aventuras (fascículos 160-188) na época podia suscitar, designadamente, o corte de algumas tiras. Voltou a ser publicada no Mundo de Aventuras especial 21 e 22, agora integralmente...

terça-feira, 21 de julho de 2015

segunda-feira, 20 de julho de 2015

HBD050. Viriato em Moura e no Páginas de BD

 
Viriato na Banda Desenhada é o nome da exposição inaugurada ontem no espaço Inovinter, na cidade de Moura. Esta mostra é uma coprodução da Câmara Municipal de Moura e do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (Gicav), com colaboração da Câmara Municipal de Viseu, Junta de Freguesia de Viseu, Instituto Português do Desporto e Juventude e Inovinter – polo de Moura.

Trata-se de uma exposição composta por 15 quadros que incluem todas as adaptações em banda desenhada sobre a figura de Viriato. Estão 13 desenhadores representados nesta exposição, nomeadamente, 11 portugueses – Artur Correia, José Garcês, Fernando Bento, Victor Mesquita, Crisóstomo Alberto, José Ruy, José Salomão, Eugénio Silva, Baptista Mendes, João Amaral, Pedro Castro – e dois espanhóis – Chuty e Manuel Gago.

A exposição “Viriato na Banda Desenhada” pode ser visitada até 2 de Agosto, nos seguintes horários: sexta-feira, 17, das 17:30 às 20:00; durante o fim de semana, 18 e 19, das 10:00 às 13:00 e das 18:30 às 22:30. Nos restantes dias das 17:30 às 20:00.
 
Mas não é tudo.
 
É que o «Viriato» de Garcês, que andou pelo Cavaleiro Andante lá para 1952/53, vai surgir no Páginas de BD no próximo sábado

sábado, 18 de julho de 2015

BD0284. O centurião convertido


Apresentamos o fascículo 46 da Coleção Condor, publicado em Fevereiro de 1955. Este fascículo contém as aventuras «O centurião convertido» e «À procura do leopardo», contendo ainda passagens de Pete, o vagabundo e Mestre João.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

BD0283. Rusty Riley em «Sir Percival, o burlão»


Desta vez, Rusty Riley vai ter de mexer-se para desmascarar as práticas de Sir Percival (ficheiro para download). Esta aventura foi publicada nos fascículos 151 a 174 do Mundo de Aventuras com formato inconstante.

terça-feira, 14 de julho de 2015

BD0282. O aliado de Sitting Bull

A série Sitting Bull, da autoria de Pierre Duteurtre, foi publicada no Cavaleiro Andante ao longo de quase três anos. A primeira parte, aqui designada por «O aliado de Sitting Bull», descreve a sorte de uma família de pioneiros que, dirigindo-se para o Oeste, encontrou um índio ferido (Sitting Bull), a quem deu apoio, ficando, a partir daí sob a sua proteção e sofrendo todos os vexames dos brancos ao tomarem conhecimento dessa empatia. Miguel, o mais novo da família, chegou a combater ao lado dos índios contra os brancos que considerava traiçoeiros e ladrões. Iniciada no número 17, esta parte da história prolongou-se por 47 fascículos.

sábado, 11 de julho de 2015

BD0281. Mandrake em «Vitória de Lotário»

A força de Lotário manifestou-se também no desporto beneficiando significativamente a equipa pela qual jogava. Isto não deixou de se tornar explicito para uns facínoras que tentaram inverter o resultado com outras armas. Mas Mandrake estava lá e garantiu a «Vitória de Lotário», tal como narra o MA, fascículos 157-165 em 1952.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

BD0280. Tomahawk Tom em «O espírito de Manitu»

Coitada da Jenny...
Com o rancho hipotecado ao famigerado «Corvo», via os seus cowboys impedidos de circular pelas terras devido ao terror causado por «índios» fosforescentes. Mas Tom tudo descobriu, devolveu a hipoteca à menina e fugiu a sete pés quando ela lhe propôs que ficasse. Esta é mais uma história assinada por Edgar Caygill e ilustrada por Peon (ficheiro para download).

terça-feira, 7 de julho de 2015

BD0279. Tarzan em «O vale dos pigmeus»


Imagine-se Tarzan reduzido à condição de pigmeu após a queda num vale desconhecido. Que coisas estranhas ocultaria esse mundo? Será que algum dia voltaria à sua formidável estatura? Aqui fica uma história de Tarzan publicada nos primeiros fascículos do Cavaleiro Andante: o vale dos pigmeus.

sábado, 4 de julho de 2015

BD0278. Espiões de Castela

Após a Restauração, alguns fidalgos conspiram contra el-rei D. João IV, procurando voltar à subjugação a Espanha. Mas um jovem cavaleiro, Pedro Lencastre, bate-se galhardamente levando a conspiração a abortar. Eis Espiões de Castela

quinta-feira, 2 de julho de 2015

BD0277. Jeff Cobb em «Ameaça Mortal»


Quando regressa à redação do Guardian, após uma ausência relativamente longa, Cobb é informado que um perigoso delinquente fugiu da prisão e que a sua vida estava em perigo já que contribuíra para a sua detenção e condenação. Mas o jornalista não se assustou e viveu mais uma sensacional aventura. Leia  «Ameaça Mortal».

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...