sábado, 30 de abril de 2016

BD0360. A prova do fogo

Na terceira parte de «O nome escrito na água», o pequeno Donato é criado no ambiente do Castelo tendo Berta como ama. Esta deixou de ser vista na aldeia e algumas pessoas começam a desconfiar do servo Maso a quem acusam de cumplicidade com o nobre. A situação evolui de tal modo que Maso é sujeito `«Prova do Fogo». Conseguirá comprovar a sua inocência?

quinta-feira, 28 de abril de 2016

BD0359. Luís Euripo em «O tesouro do capitão Barbados»


Luís Euripo, o grande campeão português, é convidado por um velho marinheiro de poucos escrúpulos para o acompanhar à ilha de Peluga com o objetivo de reaver um tesouro que ali havia escondido. Luís recusou, mas os argumentos do capitão foram mais convincentes e acabou por se encontrar a caminho da ilha onde foi protagonista de um encontro inesquecível de que a sua noiva, Vilma, com certeza não gostaria. 
A história teve uma primeira publicação no volume 3 das Seleções do Mundo de Aventuras e ressurgiu em 1997 no número 10 dos Heróis Inesquecíveis.

terça-feira, 26 de abril de 2016

SBD035. Ofertas de revista Visão: o número 3 da Galo (Suplemento do Jornal do Cuto)

 
A revista Visão tem vindo a oferecer Banda Desenhada dos tempos áureos do Lobo Sentado. Não conseguimos resistir à última oferta, pois não dispunhamos da revista em causa, o nº 3 da Galo, e trazemo-la ao convívio do blog.
Se a Visão pretendeu estudar o impacto nas vendas suscitado por esta ação, esperemos que tenha sido enorme para nos presentear com mais exemplares da BD daquele tempo.
Este número comporta duas aventuras, uma de Fantasma, o Duende que Caminha, outra de Luis Euripo, regressado ao nome original de Big Ben Bolt. A história de Fantasma pareceu-nos a mais engraçada, baseando-se numa visita da sua eterna noiva, Diana, aos seus domínios na selva, a qual acabou por ser perturbada por algumas criaturas menos recomendáveis. Mas Diana, uma perita em artes marciais, em breve demonstrou aos meliantes que o seu Duende continuaria de boa saúde.
Para o Gizmo do Tralhas aqui fica versão especial

BD0358. A desforra de Terry

«A desforra de Terry» é mais uma história curta assinada por Jean Graton que nos conta o modo como um jogador de hóquei sobre o gelo vingou uma ofensa dos tempos de criança que um adversário lhe tinha feita. A publicação teve lugar no Cavaleiro Andante, fascículo 196.

sábado, 23 de abril de 2016

BD0357. Aventuras de Ben Dinamite


Aqui fica o Álbum do Cavaleiro Andante nº97 de onde destacamos «As aventuras de Ben Dinamite» assinadas por Gerald Forton. O herói na origem chamava-se Ben Barry e teve aqui honras de aportuguesamento. Trata-se de uma história com todos os ingredientes do Oeste Selvagem: ataques a comboios, assaltos a ranchos isolados, etc., etc.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Revisita ao Coronel Clifton



Recuperámos a famosa investigação levada a cabo pelo Coronel Clifton a propósito do roubo do Kohr-I-dor. Para aguçar o apetite, eis uma passagem que nos mostra a sua sintonia com um simpático felino...

quinta-feira, 21 de abril de 2016

BD0356. Tomahawk Tom em «O enigma do cavalo negro»


O Mundo de Aventuras nos fascículos 203 a 225 publicou mais uma história assinada por Péon com uma aventura de Tomahawk Tom e Jackie chamada «O enigma do cavalo negro». Uma segunda publicação ocorreu na segunda série do MA no número 182.
Entretanto, não deixe de ler «Em memória de Vitor Péon - o maior criador de Western da BD portuguesa»

terça-feira, 19 de abril de 2016

BD0355. Spartacus

O Cavaleiro Andante nº 207 trazia uma curta história, não assinada embora atribuída a Funcken F. pelo Tintin belga, sobre a vida de Spartacus, gladiador de origem trácia, líder da mais célebre revolta de escravos na Roma Antiga, conhecida como "Terceira Guerra Servil", "Guerra dos Escravos" ou "Guerra dos Gladiadores". Spartacus liderou, durante a revolta, um exército rebelde que contou com quase 40 mil ex-escravos. Acabou por perder a guerra contra as legiões de Crasso, membro do primeiro triunvirato. O corpo de Spartacus nunca foi encontrado pelo comandante romano.

sábado, 16 de abril de 2016

BD0354. Chevalier Ardent em «A lei da estepe»

 
Procurando ajudar a bela Andreia, Ardent acaba por cair nas mãos de tártaros que o sujeitam a impiedosa perseguição na qual teve de empenhar todos os seus recursos para conservar a vida. Eis um belo trabalho de Craenhals publicado em Portugal pela Difusão Verbo e que nos permite conhecer melhor aquele autor. Leia A lei da estepe

quinta-feira, 14 de abril de 2016

BD0353. Novas aventuras de Tarzan



Hoje trazemos aquilo a que o Mundo de Aventuras chamou de «Novas Aventuras de Tarzan», duas histórias publicadas nos fascículos 224 a 237. A ilustração não tem a ver com a história presente.

terça-feira, 12 de abril de 2016

BD0352. Um estranho detetive

Eis uma história assinada por Reding, publicada no fascículo 202 do Cavaleiro Andante, na qual uma jovem, filha de um ricalhaço, desvenda um negócio em que este está a ser burlado por dois indivíduos de escrúpulos limitados e parte decididamente à procura destes para reaver aquilo de que se tinham apoderado, sendo verdadeiramente «um estranho detetive».

sábado, 9 de abril de 2016

BD0351. O filho da águia

 
A história que hoje apresentamos é a segunda parte da série que iniciámos sob o título «O nome escrito na água».
O filho de Berta é levado por uma águia quando a pobre mãe trabalhava nos campos e ela, com o marido morto, sente todo o peso da desdita. O barão acerta na águia com uma seta e salva a criança que leva para o seu castelo a quem pretende criar como filho. Berta acaba por saber tudo isto e o barão convida-a para ficar no castelo como ama da criança.
São doze páginas publicadas no Cavaleiro Andante, fascículos 182 a 193, sob o título O FILHO DA ÁGUIA, um trabalho de Ruggero Giovanninni a quem também devemos o magnífico SOMBRAS SELVAGENS

quinta-feira, 7 de abril de 2016

BD0350. Cisco Kid em «A morte do cigano»

 
Entre Maio de 1973 e Março de 1974, a Portugal Press publicou 10 álbuns de BD a que pomposamente chamou Enciclopedia O Mosquito e nos quais reunia alguns clássicos da BD de autores famosos: Lee Falk, Phil Davis, Salinas, Alex Raymond, Hal Foster, Fred Harman...
Acontece que esses álbuns apresentavam uma grande parte de uma história a qual depois ia ocupar pequena parte do álbum seguinte, existindo uma aventura que foi apresentada na última página do primeiro ao último número. Uma confusão jeitosa bem à maneira de Roussada Pinto.
Entre as histórias apresentadas, está a presente de Cisco Kid que não encontrei em qualquer outra publicação no nosso país, tendo decidido, por isso, apresentá-la neste blog com a advertência de que apareceu nos números 6 e 7 da referida enciclopédia. E que se narra aí?
Cisco e Pancho chegam a uma cidade onde, no saloon, são abordados por uma linda menina que mais tarde sabem ser uma viúva rica. Um pretendente da mesma não gostou e bateu-se com Cisco julgando que ele a estava a galantear. Cisco vem a saber que a jovem tem muitos pretendentes e que muitos deles já desapareceram pela força das armas. Acontece que a jovem está indecisa. Ela não sabe quem deve escolher entre os seus pretendentes e decide-se a encomendar a escolha a um cigano. Começam aqui as complicações pois, passado algum tempo, descobre-se que este homem foi assassinado. Conseguirão Cisco e Pancho descobrir os culpados? Para o saber leia A MORTE DO CIGANO

terça-feira, 5 de abril de 2016

BD0349. Aventuras de Zé Quitolas - 3

Continuamos hoje a apresentar as Aventuras de Zé Quitolas, uma criação de Fernando Bento que surgiu no Pajem do Cavaleiro Andante. A presente recolha vai dos fascículos 142 ao 326.

sábado, 2 de abril de 2016

BD0348. Bessy em «Castor Branco»


André foi contratado por um desconhecido chegado ao seu rancho que lhe disse pretender proceder à deslocação de uma colónia de castores, mas num encontro com um amigo deste teve a desilusão de saber que quem o tinha contratado o que pretendia era abater alguns animais. Terminou aí o contrato, mas ele e Bessy não se afastaram dispostos a salvar os que pudessem.  E um dia dá-se o encontro com «Castor Branco». Quem seria?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...