terça-feira, 30 de agosto de 2016

BD0413. Bessy em «A revolta dos índios tecontas»


Originalmente chamado «O furgão perdido» surgiu em Portugal no Cavaleiro Andante Especial de Natal de 1960 com o título «A revolta dos índios tecontas», uma aventura em que Bessy ajuda um conjunto de crianças que entraram em território índio apoiando-as contra o terrível «Poney Preto».

sábado, 27 de agosto de 2016

BD0412. A ilha perdida

Quem não leu na juventude o romance de James Fenimore Cooper «A ilha perdida»? Em Portugal, após adaptação de Maria Amélia Barcia, o romance foi apresentado em BD de acordo com a arte de Fernando Bento, tendo surgido em 40 fascículos do Cavaleiro Andante (210 a 251), os primeiros coloridos.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

BD0411. O fascículo 2 do volume 32 do Condor Popular


Apresentamos hoje mais um fascículo do Condor Popular onde a história principal se chama «Herança Fatal» sendo protagonizada por Lúcio, o xerife (um nome com que a APR rebatizou Buck Jones). O fascículo é completado por uma aventura de Jim Bowie e por uma história designada «Estranha Confidência».

terça-feira, 23 de agosto de 2016

BD0410. Bessy em «Os pioneiros»

 
Apresentamos, hoje, a primeira aventura de Bessy designada «Os pioneiros». Esta aventura apareceu no Cavaleiro Andante Especial de Natal de 1955. A ausência de uma capa para a mesma fez que procurássemos a capa da edição francesa para acompanhar a nossa publicação.
Nesta aventura assistimos a algumas atribulações da família de André quando Marc Cayoon, o pai, decidiu abandonar o «mundo civilizado»  e estabelecer-se no Canadá.
Wirel é um pseudónimo comum para Willy Wandersteen e Karel Verschuere, os criadores da série.
A presente aventura teve, na década de 90, uma revisão em termos de argumento e desenho sendo a nova capa esta outra...

domingo, 21 de agosto de 2016

BD0409. Nova aventura de Zeca

Terminamos uma semana dedicada a José Manuel Soares com uma curtíssima aventura de Zeca que apareceu no Mundo de Aventuras fascículo 437. Ei-lo numa capa elaborada para a aventura anterior pelo seu criador num violento ataque em que faz mesmo lembrar «Cuto».

sábado, 20 de agosto de 2016

BD0408. Zeca, o "Cuto" português.

 
Numa época em que,por todo o lado, as aventuras de Cuto entusiasmavam a juventude, não admira que fossem surgindo figuras baseadas naquele herói. Em Portugal, foi José Manuel Soares quem desenhou o «concorrente» à criação de Blasco e os primeiros passos do aventureiro não o desmereceram. Esta aventura surgiu nos fascículos do Mundo de Aventuras 392 a 403.
 

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

BD0407. A lenda do palácio de cristal

Continuamos com a arte de José Manuel Soares, trazendo uma história originalmente publicada no Cavaleiro Andante Especial de Natal de 1955. Trata-se da «Lenda do Palácio de Cristal» onde o traço do autor surge inconfundível para quem conheceu «A ala dos namorados».

terça-feira, 16 de agosto de 2016

BD0406. A Ala dos Namorados


Tendo por base o romance de Campos Júnior, o Cavaleiro Andante publicou nos fascículos 218 a 249uma história desenhada por José Manuel Soares a partir de adaptação de Artur Varatojo. Esta história é uma evocação da batalha de Aljubarrota travada em 14 de Agosto de 1385.

sábado, 13 de agosto de 2016

BD0405. O inferno verde


Kil Devil, aqui rebatizado de João Paulo, é uma criação de Gerald Forton que já encontrámos em Ben Dinamite (As aventuras de...) como podem reconhecer facilmente pelo traço. Iniciamos aqui uma longa viagem que se prolongou por mais de uma centena de páginas do Cavaleiro Andante. A presente passagem ocupou os fascículos 210 a 254.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

BD0404. O fascículo 9 do volume 31 do Condor Popular


Este fascículo do Condor popular traz-nos duas histórias: Kansas kid em «O feitiço contra o feiticeiro» e uma aventura de Bill, o sorridente apresentada sem título e que nos narra o drama de uma família que construiu a sua cabana em leito de cheia.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

BD0403. Robin dos Bosques em «O mistério do tesoiro»

 
 
 Hoje trazemos mais uma história de Robin dos Bosques que foi publicada nos fascículos do MUndo de Aventuras 240 a 254. Generoso como sempre, Robin deixou-se enganar por um jovem pouco escrupuloso que pretendia apoderar-se de um tesoiro que entretanto tinha escondido. O jovem seguiu-o por todo o lado e correu mil perigos a seu lado. No momento em que foi descoberto renunciou a tudo e, comovido com o exemplo de Robun, regenerou-se.

sábado, 6 de agosto de 2016

BD0402. O sargento-mor Vilar

Numa adaptação a partir da obra de Arnaldo Gama, eis mais um trabalho notável assinado por Garcês que nos volta a transportar ao tempo das invasões francesas...

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

BD0401. Davy Crockett em «Os tambores da morte»

 
A coleção Tigre, no seu número 92, publicou uma história de Davy Crockett denominada «Os tambores da morte. Este volume era completado por «O homem das balas de ouro». Aqui ficam as duas digitalizações...

terça-feira, 2 de agosto de 2016

BD0400. O rei da valsa


«O rei da valsa» é uma história curta assinada por Raymond Redding que nos dá uma ideia acerca da vida de Johann Strauss e do próprio papel transformador que a sua música teve na sociedade vienense.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...