terça-feira, 30 de junho de 2015

BD0276. A epopeia do Forte Arizona


Eis mais uma história iniciada com o Cavaleiro Andante 1 e que se prolongou por dezasseis fascículos, narrando a epopeia de um pequeno número de brancos que resistiu estoicamente ao ataque selvagem de índios. A avaliar pela história não se percebe bem como o conseguiram, tudo parecendo mais a concretização da vontade do autor. Apesar de o desenho de Cozzi ser agradável a história pareceu-nos mal impressa. Aqui fica versão para download.

sábado, 27 de junho de 2015

BD0275. Sexton Blake em «O bólide invencível»


O despiste prematuro de um bólide considerado invencível faz com que Sexton Blake seja chamado para tomar parte numa corrida conduzindo essa máquina formidável. Ao fim de algum tempo, vem a considerar que algo de suspeito estava na origem do despiste. Para saber o quê, leia «O bólide invencível» tal como foi publicado nos primeiros 21 fascículos do Cavaleiro Andante.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

BD0274. D. Enigma em «O mistério dos gatos»

Que mistério esconde aquela mulher que extrai sons de uma flauta com os quais atrai gatos? Narda, em cuja mala do carro apareceu um felino, acabou por ser protagonista essencial desta história. Para conhecer o desfecho faça download do fasciculo 9 do volume 24 do Condor Popular.

terça-feira, 23 de junho de 2015

BD0273. Beau Gest

Beau Gest, a famosa criação de Fernando Bento, é hoje objeto de publicação no Páginas de BD a partir de digitalização dos fascículos do Cavaleiro Andante 1 a 51 de 1952.

Acerca de Beau Gest, leia este post de Luís Beira e os comentários de Catherine Labey.

domingo, 21 de junho de 2015

Novo ciclo de BD e ilustração suportado no Cavaleiro Andante

A partir da próxima terça-feira, 23 de Junho, iniciamos novo ciclo suportado no Cavaleiro Andante. Poderão assim ser revisitadas histórias como «Beau Gest» de Fernado Bento, «Viriato» de José Garcês, «A epopeia do Forte Arizona», «Lutas na pradaria» de Etienne le Rallic, «O amigo de Sitting Bull» de Pierre Duteurtre,  aventuras de Tarzan de Joe Lubbers, aventuras de Sexton Blake de Roland Davies, aventuras do Zorro de André Oulié e outras que a memória de momento não nos traz.
Estas aventuras ocuparão dominantemente a semana do Páginas de BD, sendo intercaladas com outras da família APR (Condor, MA, etc.).
Em Agosto, momento de férias, convidamos os nossos seguidores a revisitarem «Os Lusíadas» através de um conjunto de ilustrações elaboradas por Fernando Bento. Nesta altura essas ilustrações dominarão a nossa publicação sendo acompanhadas em menor escala por BD.
Em Setembro, voltaremos ao Cavaleiro Andante e revisitaremos trabalhos de Bento como «O anel da rainha de Sabá» e alguns outros que preencheram aquela revista até ao número 100.
Depois(?)… logo se verá.

sábado, 20 de junho de 2015

BD0272. Ric Hochet em «O traidor contrafeito»

O momento é de euforia na blogosfera bedéfila graças à parceria ASA * Público que vai publicando «Os inimigos de Ric Hochet».
O Páginas de BD associa-se e aqui traz uma história deste herói publicada no Mundo de Aventuras nº 356, segunda série, num momento em que a coordenação era de Jorge Magalhães. Com capa assinada por Augusto Trigo, eis «O traidor contrafeito».

quinta-feira, 18 de junho de 2015

BD0271. Máscara Negra em «Perigo eminente»

Um homem que transporta consigo alguma quantidade de ouro é assaltado por malfeitores. Não se intimida e responde ao ataque. Máscara Negra e Zorro estão por perto, ouvem os tiros e resolvem ajudar. Assim começa o fascículo 2 do 10º volume do Condor Popular.

terça-feira, 16 de junho de 2015

BD0270. Cuto em «O junco de Sing»

O fascículo 31 da Coleção Condor foi publicado em 1 de Novembro de 1953 e continha várias histórias:
- Cuto em «O junco de Sibg», assinada por Jesus Blasco
- Anita em «O violino que chorava», também da autoria de Jesus Blasco
- Luís Euripo em «A senhora Malú» desenhada por John Cullen Murphy e
- O barbeiro de Sevilha

sábado, 13 de junho de 2015

BD0269. Rip Kirby em «Uma aventura no deserto»


A jovem e bela fotógrafa Bijou Benson, autora de inúmeros trabalhos premiados, desapareceu sem deixar rasto. Encarregue de a procurar, Rip Kirby não tardou em descobrir uma pista que o conduziu a um xeque que pretendia transformar a beldade em mais uma esposa.
A Honey ficou sozinha mais uns tempos.
Fonte: Mundo de Aventuras fascículos 157 a 180.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

BD0268. Johnny Hazard em «Passaporte para Paraíso»

Nesta história, "Paraíso" é nome de mulher. As complicações que ela arranjou ao nosso amigo Hazard foram relatadas no Mundo de Aventuras, fascículos 142 a 168.

terça-feira, 9 de junho de 2015

BD0267. Mandrake em «Pão que vale um milhão»

Esconder jóias dentro de um pão e deixá~lo junto a outros numa padaria não é próprio de um delinquente profissional. Mas aconteceu como relata o Mundo de Aventuras, fascículos 150 a 156.
Ficheiro para download.

sábado, 6 de junho de 2015

quinta-feira, 4 de junho de 2015

BD0265. Kerry Drake


Kerry Drake é um detective particular que muitas vezes, trabalha para o juiz da sua comarca. A sua secretária é a charmosa Sandy Burns. Após o assassínio de Sandy, Kerry Drake passa a trabalhar em exclusividade para a polícia, em colaboração com a sua futura esposa Mindy. Kerry encontra o seu irmão Lefty, igualmente defensor da lei, passando a série a evoluir para uma disputa entre os dois irmãos detectives.
O inicio da publicação foi a 1 de Outubro de 1943 e foi publicada pela última vez em Março de 1983. Em 1970, Andriola recebeu o prémio Reuben por "Kerry Drake by Alfred Andriola", sem reconhecer que tinha sido escrito por Saunders e coodesenhado por Sururi Gumen2. Depois disso, Saunders abandonou a série e Andriola passou também a escreve-la, com a ajuda "fantasma" de outros argumentistas. Quando Andriola morreu em 1983, Kerry Drake terminou com ele. Após a sua morte, foi publicado em livro editado pela editora sueca Semic Press entre 1984 e 1990. Muitos dos episódios anteriores também foram republicado em forma de livro pela Harvey Comics e mais tarde pela Blackthorne Publishing na sua série Reuben Award Winner3 .
A 1ª publicação em Portugal, de que aqui deixamos ficheiro para download, foi em19 de Junho de 1952, no nº149 da primeira série do Mundo de Aventuras.

Fonte: Wikipedia

terça-feira, 2 de junho de 2015

BD0264. Bessy em «A aposta»


Um estranho chega ao rancho de André onde pede trabalho acabando por revelar-se como excelente trabalhador embora não muito aberto. Na povoação, André participa num torneio de arco que vence, mas, ao festejar, tem a surpresa de ver a sua flecha atravessada por uma disparada pelo homem a quem dera trabalho. Acaba por o desafiar para uma caçada e esta é o fundamento para uma aposta...
Aqui fica o Album do Cavaleiro Andante nº 72 de Maio de 1970.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...