sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O Mundo de Aventuras há 60 anos

Com a publicação do fascículo nº 347, terminámos uma experiência de postagem página a página da revista Mundo de Aventuras relativa à parte final do ano de 1956. Os fascículos foram publicados integralmente e praticamente todas as páginas foram etiquetadas permitindo a pesquisa pelo número de fascículo, pela história / conto / rubrica.
Este momento do Mundo de Aventuras é interessante também pelo facto de corresponder ao do aportuguesamento integral dos nomes dos heróis e à utilização em larga escala de ilustradores portugueses como Carlos Alberto Santos, José Antunes e Jobat. Também, ao nível do conto, se nota o recurso a Orlando Marques e Charles Richard (decerto um português a querer passar por autor estrangeiro).
Chamámos ao espaço utilizado «Páginas do Mundo de Aventuras» que agora fica completamente acessível para o objetivo proposto. Temos intenção de mais tarde estender esta forma de publicação aos MAs de 1957 e aos MAs da terceira fase.
Algumas das aventuras publicadas serão reproduzidas por inteiro neste blog e alguns contos (os do Oeste) serão reproduzidos em «Novelas do Oeste distante». Mas achamos que seria interessante uma visita do leitor ao «Páginas do Mundo de Aventuras». Quanto mais não seja para ter acesso a esta magnífico conjunto de exemplares do enigma policial numa página dinamizada por Luis Correia e de que aqui deixamos uma listagem:
1956 - I caso
A casa sombria
A culpada foi a cobra A denúncia
A morte em férias
A morte esteve na azinhaga
A música é uma linguagem universal
Aconteceu a bordo
Aconteceu na casa da praia
Casamento Dramático
Delito Perfeito?
Fogo Posto
Mataram Mr. Lorren
O «Gangster» és tu
O cachecol denunciante
O caso «Farrusco»
O caso das facas rústicas
O caso do músico
O caso do trampolim do diabo
O caso Hartmann
O caso Palmeirim
O caso Walter
O mistério dos sete cigarros
O papel denunciante
O rapto da criança
O tempo e o vento
O último caso do torrão de açucar
Pormenores denunciantes
Qual dos cinco
Qual dos três
Ser ou não ser...
The song of Delilah
Tragédia no circo
Um caso de arquivo
Um caso estranho
Um caso fácil

4 comentários:

  1. Caro LObo Sentado,
    Felicito-o e agradeço-lhe por este grande trabalho de divulgação que tem vindo a fazer, em especial por este dedicado ao MA, a minha revista de eleição a partir daquela série com as capas do Carlos Alberto Santos e seguintes.
    Aguardo, com curiosidade (e alguma impaciência também) a publicação das séries seguintes.
    Um grande abraço.
    Carlos Rico

    ResponderEliminar
  2. Saudações,

    Espero que essa "experiência" continue por muito!
    De todos os blogues que vejo ou conheço, esse é o melhor e o IDEAL para as colecções com histórias continuadas com uma estrutura muito bem conseguida!
    Acrescento que nesse blogue,sendo já possível ler as compilações das histórias, julgo que seria repetitivo postar essas histórias neste blogue para mais quando as imagens já são de grande qualidade!... (em contrário, aproveitaria esse tempo para mais uns Rodeos... mais uns CA...)

    Abraço
    ASantos

    ResponderEliminar
  3. Meus caros
    esta experiência continuará daqui a algum tempo. Tenciono levar o MA do 385 ao 436 e depois dedicar-me à 3ª fase: 463 a 511.
    Mas têm de refrear essa impaciência. Será dentro de algum tempo, porque tenho de dar atenção a outros projectos, designadamente aos livros do Oeste que têm andado muito abandonados (também são cada vez menos aliciantes).
    Também conto trazer uma surpresa neste formato e seguindo um parecer do Carlos Rico, postar com melhor definição uma vez que é uma imagem por post.

    Saudações do
    Lobo Sentado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá fico, então, à espera dessa surpresa :)
      Abraço
      Carlos Rico

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...