sábado, 31 de dezembro de 2016
quinta-feira, 29 de dezembro de 2016
BD0458. Flecha, Raio de Luar
Eis uma passagem comovente da série Lance que, em Portugal foi publicada no Cavaleiro Andante e no Mundo de Aventuras e seus parceiros como o Condor Popular, a Coleção Tigre e, se não estou em erro, a Coleção Águia.
Curiosamente, no Cavaleiro Andante, Lance foi batizado de Flecha, mantendo as outras figuras, como Big Fallon, Kit Carson e Valle, os nomes originais.
Note-se ainda a diversidade de formatos utilizada no Cavaleiro Andante.
Lembramos que pode ter acesso a esta série, na sua totalidade, a partir do excelente trabalho de recuperação de Manuel Caldas.
quarta-feira, 28 de dezembro de 2016
Spirou, fascículo 3
Publicámos, no último domingo, o fascículo 3 da revista Spirou, segunda série. A novidade é o aparecimento do incrível Lagaffe e a série César e Ernestine. A SPIROU está disponível aqui.
terça-feira, 27 de dezembro de 2016
BD0457. O grande corsário
A história do corsário Surcouf foi publicada no semanário Spirou entre 1949 e 1952 com cenários de Jean-Michel Charlier e desenho de Victor Hubinon, num momento em que curiosamente aquela revista também publicava a série Red Ryder de Harman e Baden-Powell de Jijé. No cavaleiro Andante, esta série iniciou-se no fascículo 302 de Outubro de 1957 e a primeira parte prolongou-se até ao fascículo 339 apresentando por vezes duas páginas. Aqui fica essa primeira parte.
sábado, 24 de dezembro de 2016
Feliz Natal de 2016
Há 62 anos, pela mão de Gomes Ferreira, o Mundo de Aventuras desejava assim o Natal aos seus leitores. Nós estendemos os votos de Feliz Natal e Excelente Ano Novo a todos os que visitam este blog.
sexta-feira, 23 de dezembro de 2016
Lolocas e Pompom # 07. O gatinho que não sabia brincar
Esperto como sempre, o Lolocas convenceu-se que o gatinho não sabia brincar e pagou pelo descuido. Também eu recordo uma gatinha que esperava sorrateiramente debaixo da cama pela sua doninha e, quando ela passava, afiambrava-lha uma unhada com toda a força. Deliciosa gatinha!
quinta-feira, 22 de dezembro de 2016
BD0456. Patrulha da Selva
Eis mais uma história de Fantasma da autoria de Lee Falk e Wilson McCoy que foi publicada nos fascículos do Mundo de Aventuras 269 a 281.
terça-feira, 20 de dezembro de 2016
BD0455. O Forte de Huron
Em meados do século XVIII, a Inglaterra e a França bateram-se pelo domínio do Canadá num conflito mais lato que foi designado por Guerra dos Sete Anos. Esta história de Gino d'Antonio atravessa essa fase conflituosa das relações entre os dois países narrando-nos a luta em torno do Forte de Huron que afetou uma família de irlandeses e as forças francesas que confraternizavam com esta. A história foi publicada nos fascículos do Cavaleiro Andante 319 a 334.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
Novidade: A revista Spirou, série 2
O Páginas de BD decidiu assumir a sua identidade e libertar-se da publicação opressiva do Lobo Sentado, com as suas manias da BD das décadas de 50 e 60.
A revista Spirou teve duas aparições relativamente efémeras em Portugal. Na primeira foram produzidos 26 fascículos entre Outubro de 1971 e Abril de 1972. Na segunda foram publicados 32 fascículos durante o ano de 1979.
Foi esta a ocasião de muitos conhecerem em língua portuguesa figuras como Boule e Bill, Yoko Tsuno, Attila e outros, alguns de menor protagonismo como o delicioso gato Pantoufle.
A experiência que, há pouco terminámos de publicação de um conjunto de MAs em formato «continuação» teve um entusiasmo bem expresso na quantidade de visitas que têm sido feitas a esse blog. É por esse motivo que, com algumas adaptações, a resolvemos repetir para a Spirou, série 2. Mas cabe deixar alguns avisos:
- começaremos pelo número 1 o que pode obrigar o visitante que faça download de uma história a reordena-la;
- tudo correu bem mais ou menos até ao número 24, as séries que começaram depois não foram concluídas;
- a informação sobre autor é só associada à primeira página de uma história, o acesso a esta é pela respetiva tag;
- não vejo grande utilidade em «restaurar» os diversos fascículos pelo que a maior parte será publicada nos moldes em que foi obtido da digitalização.
Tentaremos garantir uma periodicidade semanal por fascículo.
Ao Carlos Rico e ao A.Santos esclarecemos que esta era a surpresa que referimos há uns tempos. Pode não ser o que esperavam, mas, de outro modo, não seria surpresa.
O novo blog chama-se «Páginas da Spirou - Série 2» e, como podem ver, já vai no segundo fascículo.
BD0271Rec. Condor Popular, volume 10, fascículo 2
Um homem que transporta consigo alguma quantidade de ouro é assaltado por malfeitores. Não se intimida e responde ao ataque. Máscara Negra e Zorro estão por perto, ouvem os tiros e resolvem ajudar. Assim começa o fascículo 2 do 10º volume do Condor Popular.
domingo, 18 de dezembro de 2016
BD0256. Aventuras de Bill, o sorridente
Esta semana resgatámos do Abelhas este belo exemplar do Condor Popular, julgo que o primeiro em que surgiram as aventuras de Bill, o Sorridente, um herói a atravessar o Oeste munido de uma viola e de um assinalável espírito de paz. A arte é de Francisco Cueto.
sábado, 17 de dezembro de 2016
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
BD0454. Coleção Condor, Volume 5, fascículo 49
Este fascículo da Coleção Condor reúne uma aventura de Sam Billie Bill, «O velho das balas de oiro» e outra de Tim Tyler e Pepe, «O mistério do dragão». Só os títulos são argumentos fortes para experimentarem a sua leitura.
terça-feira, 13 de dezembro de 2016
BD0051Rec. Bat Masterson em «Impondo a lei»
Esta semana disponibilizamos uma digitalização do MA 565 na qual podem encontrar aventuras de Bat Masterson, Buffalo Bill e Henry.Bat Masterson é uma série baseada numa figura real.
Em BD, apresenta a curiosidade de preferir lutar com os punhos e a bengala ao contrário de puxar pelas pistolas.
Neste contexto, chamo a vossa atenção para o duelo nas páginas 12/13, um conjunto de tiras ao nível das melhores do Oeste.
BD0453. Bessy em «O rei da noite»
Hoje, deixo-vos mais uma deliciosa aventura da Bessy. Desta vez, trata-se do seu encontro e de André com um simpático bicharoco com costumes bastante estranhos. Bessy passou por situações bastante bizarras, mas, como sempre, ultrapassou tudo com a facilidade que todos lhe reconhecemos.
Uma palavra adicional sobre este álbum. Adorava o Miau, onde me fartava de licitar e comprar. «O rei da noite» foi adquirido nesse contexto. Acontece que, só em momento de publicação, reparei que lhe faltava a folha central, isto é, as duas páginas centrais não ligam bem. Claro que o problema é ultrapassável pois, nessa altura, vemos que Bessy continua amarrada, mas é algo esquisito. E dei eu feedback positivo ao simpático vendedor...
Aqui fica mesmo assim...
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
BD0155Rec. Coleção Águia, 26
«Califórnia ou Morte»: este o lema de um grupo de pioneiros que se decidiu partir à aventura de procura de novas terras e horizontes. Teve de enfrentar mil dificuldades tal como documenta a aventura que aqui resgatamos do Abelhas.
Mas pôde contar com a inestimável ajuda de Bufalo Bill e chegar ao seu destino onde fundou uma nova cidade cujo nome o homenageou.
Eis o número 26 da Coleção Águia, cujo desenho nos parece excelente
domingo, 11 de dezembro de 2016
BD0122Rec. Coleção Águia, 17
Então, Ellie disse-lhe que estava noiva daquele sujeito.
A festa acabou para Davy que partiu. Mas, pouco depois, Ellie acabou com o compromisso...
Será que voltarão a encontrar-se?
Poderá sabê-lo se ler o número 18 da Coleção Águia, publicado pela APR lá para 1960 e que resgatámos do desaparecimento do Abelhas.
sábado, 10 de dezembro de 2016
BD0178Rec. Coleção Águia, 14
Este número da coleção Águia é dedicado à vida de três personagens do Oeste:
- Kit Carson, apresentado como o explorador das montanhas Rochosas;
- Harry Lambeth, um pesquisador de ouro, a quem um batoteiro, depois de o ter esfolado ao jogo um dia, disse: «Pega numa enxada e vai cavar» e
- o grande chefe índio Pontiac.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
BD0169Rec. Coleção Águia 44
O Abelhas foi-se e levou consigo o álbum número 44 da Coleção Águia que nos trouxe duas aventuras de Kansas Kid:
- Tiro Fatal, uma história em que o vaqueiro Curly, sempre confiante, permitiu que uma menina de saloon se apossasse momentaneamente do seu revólver, vendo-se pouco depois envolvido numa trama em que queriam acusá-lo de ter assassinado o dono do bar.
- Baile no celeiro que, para além do aliciante no título, mostra como uma festa agradável e bem intencionada pode ser aproveitada por indivíduos sem escrúpulos.
Mas o Lobo Sentado foi permeável ao espírito natalício e aqui o reproduz:
Mas o Lobo Sentado foi permeável ao espírito natalício e aqui o reproduz:
quinta-feira, 8 de dezembro de 2016
BD0452. Red Ryder em «Um caso de amnésia»
Um velhote meio tresloucado pensou encontrar na Duquesa uma velha paixão sua e logo tratou de raptar e levar consigo, fazendo com que Red tivesse de abandonar o rancho e enfrentar estranha aventura para a resgatar. A capa é mais um excelente testemunho da arte de Carlos Alberto. «Um caso de amnésia» foi publicado no número 66 da Coleção Tigre.
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
BD0451. Uma aventura na selva
Iniciando-se no fascículo 340 e prolongando-se por 15, o Cavaleiro Andante publicou uma aventura assinada por Vitor Peon a qual viria, mais tarde, a reaparecer nas Seleções do Mundo de Aventuras. Aqui ficam as páginas dessa aventura acompanhadas da capa utilizada nas Seleções.
sábado, 3 de dezembro de 2016
Lolocas e Pompom # 04. Já nem a toupeira pode viver em paz
Incrível! Lolocas demonstra todo o seu mau feitio tentando acabar com uma toupeira. Mas alguém o chamou à razão...
quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
BD0450. Cisco Kid em «O caso do homem elegante»
Esta aventura de Cisco narra o seu encontro com um menino mimado que julgava ter todo o mundo por sua conta e que, por isso, se permitia os maiores dislates. O rapaz chegou a raptar uma miúda que levou para um castelo (Eis Salinas a delirar...) com o objetivo de ele lhe fazer comida e eventualmente algo mais, deixando-a pensar na felicidade de uma vida a dois. Mas Cisco, sempre cavalheiro, libertou a miúda. Pancho viu-se e desejou-se para saborear sucolenta refeição.
Cabe dizer que, nesta aventura, o MA procedeu a monumentais manipulações das vinhetas, ilustrando todas as possíveis maldades que podia fazer no campo da BD publicada. Mesmo assim, a história tem a sua graça.
Subscrever:
Mensagens (Atom)