sábado, 29 de novembro de 2025

BD1830. Astérix em "O escudo de Arverne"

 

E terminamos as publicações deste mês de Novembro com mais uma aventura de Asterix com o título de "O escudo de Arverne" e que teve por trás o texto de Goscinny e o desenho de Uderzo. A publicação ocorreu nos fascículos 217 a 224 do Jornal da BD...
Eis uma descrição de acordo com o site da Wook:

Matasétix tem uma crise de fígado e vê-se obrigado a ir para as termas de Vichy.Astérix e Obélix acompanham-no, mas logo percebem que as termas não são o melhor local para quem gosta de bem comer e melhor beber... e vêem-se obrigados a ir para Arverne fazer turismo enquanto o chefe se restabelece.

 Ali travam amizade com os locais e ficam a saber que Júlio César, que tinha vencido o chefe Gaulês Vercingétorix, pretende fazer uma entrada triunfal na região... em cima do escudo do chefe gaulês derrotado. Como ninguém sabe onde o está o dito escudo, Júlio César incumbe Berloqus de o encontrar.

 É assim que os nossos amigos gauleses se vêem envolvidos em mais uma aventura, desta feita para encontrarem primeiro o precioso escudo e estragarem os planos a Júlio César.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

BD1829. AYAK em "Os loucos do norte"

 

Parece que a loucura se apoderou de alguns anuimais e de alguns homens. Na sua ancestral sapiência, Wa-Sha atribui o fenómeno à chegada da Lua Cheia: também ele falava com os antepassados em noites como essa. 
 Mas o que explicava o estranho comportamento dos lemingues que parece terem caminhado para a auto destruição? E aquele mineiro que, pela descoberta de um filão, passou a duvidar de tudo e todos e chegou a sequestrar a própria Ann?

Fonte: Seulement BD

terça-feira, 25 de novembro de 2025

BD1828. Montana Blue em "O dia do apocalipse"

No dia do apocalipse, marcado pela tentativa de Forrest Hanlon de vingar a morte dos seus dois filhos, Margo vai viver uma experiência que a transformará numa verdadeira mulher do Oeste selvagem. Assim, a sua ação contribuiu para salvar a vida de Montana… 
Episódio 39 de Montana Blue de acordo com Blog Columberos. Digitalização de Miguel Carluci

sábado, 22 de novembro de 2025

BD1827. Os Túnicas Azuis. Os azuis na lama

 

 

Butch estava tão extasiado (ou espantado) com a imagem de uma jovem a banhar-se no rio que teve de ser retirado da água sob a ameaça de uma arma. Em plena Guerra da Secessão, não seria muito comum vivenciar uma experiência como esta... 
A história foi publicada completa no fascículo 219 do Jornal da BD

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

BD1826. AYAK em "A fúria dos Bighorns"

Numa noite de Lua Cheia, Wa-Sha abandonou silenciosamente o acampamento e internou-se na floresta. Caminhou durante horas. Na sua superstição, aquela era a noite em que poderia falar com os ancestrais. 
A dado momento, num amplo espaço circular, encontrou hordas de muflões que pareciam utilizar a linguagem humana para comunicar uns com os outros. Que seria aquilo? Estariam a engendrar algum plano para atrair Ayak a uma armadilha? 
Pobre lobo branco que iria ficar em maus lençóis perante os seus terríveis inimigos…

Fonte: Seulement BD

terça-feira, 18 de novembro de 2025

BD1825. Montana Blue em "A familia Daly"

A família Daly julgou ter adquirido uma parcela de terreno e infiltrou-se nas terras de Montana com o objetivo de erguer a sua casa. O pai, a mãe e duas miúdas casadoiras… 
As pequenas em breve chamaram a atenção de dois indivíduos filhos de um poderoso de Empty Plains que tentaram abusar delas. Montana acabou por intervir e, ao se aperceber do azar daquele chefe de família que nem uma arma sabia usar, decidiu ajudá-los. 
Mas arranjou novos problemas que nem nesta pequena história ficaram definidos…

Episódio 38 de Montana Blue. Fonte: Blog Columberos, com digitalização de Miguel Carluci. 

sábado, 15 de novembro de 2025

BD1824. Lucky Luke em "Arame farpado na pradaria"

 

 

O volumme 28 do Jornal da BD ofereceu-nos mais uma aventura de Lucky Luke de título "Arame farpado na pradaria" a qual teve argumento de Goscinny e desenhos de Morris. O arame farpado, esse vilão, que impede a livre circulação do gado e o seu acesso a boas pastagens e a dessedentar-se, esse vilão inventado por homens avarentos...

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

BD1823. AYAK em "Os sequestradores"

A Primavera chegou e com ela a vida dos pesquisadores de ouro ganhou outro alento. 
Também Ayak corria divertido pelas planuras e pelos regatos que resultavam do degelo. 
Mas a atividade dos homens nao estava isenta de riscos. Um grupo de salteadores chegou ao acampamento e, sob a ameaça das armas, obrigou-os a extrair ouro por sua conta e encerrou-os em duas tendas, transformando-os em verdadeiros escravos. 
Ann não se conformou com a situação e um dia entrou numa das tendas que os sequestradores ocupavam, juntou o ouro num saco e fugiu para a floresta. Ela já tinha ouvido o chamamento de Ayak. 
E, dessa vez, o apelo de Ayak foi um verdadeiro grito de libertação...

terça-feira, 11 de novembro de 2025

BD1822. Montana Blue em "O diabo do vale"

Depois de separar-se de Marco, Montana Blue procurou estabelecer-se como rancheiro adquirindo uma parcela perto de uma povoação chamada Empty Plains e nas imediações do Esmeralda Valley, local propriedade de uma formosa Consuelo Ximenez de Gasto, noiva de Ramiro deSoto. 
Sabe-se que o primeiro embate de Montana com Ramiro não foi muito favorável a este. Por outro lado, a localização da propriedade de Montana nas imediações da de Consuelo parecia causar a esta algum desconforto. Seria o prenúncio de uma paixão? 
A verdade é que o primeiro esforço de Montana para construir a sua cabana se gorou, não por cauda da formosa rancheira, mas pela ação de um veterinário tenebroso que se queria apoderar da região transformando-a numa espécie de “Vale do Diabo” onde o gado era consumido pela peste. 
E por uma vez, os interesses de Montana e Consuelo convergiram…

Episódio 36 de Montana Blue. Fonte: Blog Columberos, com digitalização de Miguel Carluci. 

sábado, 8 de novembro de 2025

BD1821. As Torres de Bois-Maury. Babette

 

Publicamos hoje um episódio da série As Torres de Bois-Maury, autoria de Hermann, com o título "Babette". Eis uma descrição de acordo com o blog Bandas Desenhadas:
Neste primeiro episódio, seguimos em paralelo a vida do cavaleiro Aymar de Bois-Maury e de Germain, um jovem pedreiro. Vidas que acabam por se enredar quando Germain é acusado de ter morto o cavaleiro Geoffroy que tentava violar a jovem camponesa Babette (que dá o nome ao álbum). 
Entretanto, o filho do senhor feudal Eudes chora a morte do amigo e submete Germain ao Julgamento de Deus mergulhando-lhe a mão em água a ferver, mão que se deverá curar por justiça divina caso ele seja inocente. 
O cavaleiro Aymar acaba por vir em ajuda de Germain que lhe pede para proteger Babette. Mas esta já tinha sido espancada até à morte pela sua família. Então, Aymar toma as rédeas da vida de Germain e desafia para um duelo o filho do Senhor Eudes. Se ganhar o duelo, Germain será libertado. Se perder, ambos serão mortos. 
Aymar acaba por matar o jovem cavaleiro mas cai em desgraça perante o Senhor Eudes que, por sua vez, liberta Germain, mas bane-o das suas terras. 
 Aymar retoma o caminho de Bois-Maury enquanto Germain, depois de provocar um grave acidente numa obra, acaba por se juntar a um grupo de três ladrões.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

BD1820. AYAK em "O alce louco"

O terrível inverno do Klondike traz apenas frio e fome a homens e animais. Alguns chegam a enlouquecer. Como é o caso do grande alce, Boutuk. Ele ataca tudo e todos. Chega a arremeter contra Ann, mas Ayak, sempre atento ao deambular da "filha-dos-homens" consegue intercetá-lo. 
Menos feliz foi Wa-Sha. Depois de ter dado um tiro ao alce e, quando já estava esfolá-lo, para aproveitar a carne para o Inverno, viu-se rodeado de lobos cinzentos que acabaram por fazer um festim... a que ele teve de assistir do alto de uma árvore. Calculam quem o salvou, não é verdade?

terça-feira, 4 de novembro de 2025

BD1819. Montana Blue em "Distância, chora comigo"

De acordo com a numeração do Blog Columberos este é o episódio 32 das aventuras de Montana Blue.
O regresso de Marco ao local onde nascera e vivera a juventude não prenuncia nada de bom. Aquilo que antes era um espaço aberto onde só se viam búfalos, estava agora ocupado por homens que não hesitavam em abusar do seu semelhante. 
 Montana e Marco reagiram àquela trupe malévola e o índio acabou por ficar naquela que fora a sua terra. Montana partiu, lágrimas nos olhos, deixando aquele que fora seu irmão, seu pai, seu salvador...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...