terça-feira, 12 de agosto de 2014

BD0140. Robin dos Bosques em Perigo

 
 
Imaginem o pacífico Frei Tuck preso e exposto numa gaiola perante mil tormentas. Valeu-lhe a pontaria do valente Robun que com a ajuda de Mariana o libertou e trouxe de volta à perfumada floresta.
 













5 comentários:

  1. Saudações,

    Mais uma do Robin com qualidade na arte, história e imagem = muito bom estado dos seus exemplares!

    Conhece o autor do desenho deste Robin?
    Aprecio bastante a sua arte em que presumo eu, seja de um desenhador da "escola Britânica"...
    Conheço-o as suas histórias (...de "certeza" que são dele...) na revista "O Falcão" em que destaco o nº940 (O Leão de Prata) como uma minhas favoritas (nota-se uma evolução no desenho, mas a sua "assinatura artística" está presente...). Dou mais um exemplo, este mais flagrante pela arte (...a não ser que a escola britânica tivesse "clones"...) com o nº533 "Oliver, O Tesouro" - é o mesmo Robin, afrancesado para Oliver.

    Sei que existe uma página na net, sobre as edições francesas (anos 60 / 70) com alguns nomes desses artistas, mas, perdi o seu rastro e nem me lembro se o deste Robin estava mencionado....

    Obrigado por estes e seguinte quadradinhos
    Asantos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, caro ASantos

      Também apreciei este Robin. Acho que foi publicado lá para 1958 um pouco antes desse Falcão e muito antes do Oliver. Tenho mais dois da coleção Oásis e, se tiver oportunidade, mais tarde, tentarei digitalizá-los. A coleção Oásis não é fácil de digitalizar por causa da lombada que muitas vezes faz com que as páginas se sobreponham - problema idêntico há no Falcão e nos primeiros Tigres.
      Não sei quem é o desenhador. Funcken ilustrou o Robin do CA 154. Jesus Blasco também desenhou Robin, mas muito diferente deste. E.T.Coelho desenhou Robin julgo que mais tarde, já que foi publicado no MA 2ª série. Na altura da publicação em Portugal, os desenhadores ingleses de Robin seriam Russ Heath e Joe Kubert, não sei se esta aventura será de algum deles.

      Entretanto, a próxima aventura do Robin só sairá em 26 de Agosto. O mesmo traço, o mesmo prazer

      Saudações do

      Lobo Sentado

      Eliminar
  2. Caro Lobo Sentado,

    Saudações bedéfilas e parabéns pelo seu magnífico blogue e pelo "homérico" trabalho de digitalização de histórias clássicas dos bons velhos tempos (como eu continuo a chamar-lhes), trabalho esse que sigo desde há meses com grande prazer e muita admiração por tanto esforço e amor à 9ª Arte!
    Aproveito a "dica" desta história do Robin dos Bosques para esclarecer que o nome do seu desenhador (que também aprecio bastante) é Patrick Nicolle, já falecido há muitos anos. ASantos aponta com rigor algumas das suas histórias publicadas n'O Falcão (2ª série), como a excelente "O Leão de Prata" (The Silver Lion). Mas também saíram trabalhos dele na Antologia de Romances Célebres, Mundo de Aventuras (1ª série), Colecção Condor, Condor Popular, Flecha, Pimpão, etc.
    Algumas dessas histórias foram, de facto, publicadas em revistas francesas de pequeno formato, com o nome do herói transformado em Oliver. O nosso Vítor Péon, que, tal como E.T. Coelho, trabalhou para editoras inglesas, também tem a seu crédito vários episódios desta série, alguns dos quais publicados n'O Falcão e, salvo erro, no Cavaleiro Andante.
    Quanto às histórias apresentadas na 2ª série do Mundo de Aventuras, com a assinatura de E.T. Coelho, eram oriundas da revista Pif Gadget, de formato maior do que as inglesas, e no género considero-as uma das melhores criações deste grande Artista. Mas no MA só publiquei os cinco primeiros episódios da série. Coelho desenhou muitos mais... que continuam inéditos entre nós, com excepção do que saiu nas Selecções BD.

    Um abraço e continuação do excelente trabalho.

    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, caro Jorge Magalhães...
      Pertenci a uma juventude que delirava com Cisco Kid, Jerry Spring ou Zorro e nada sabia de Sallinas, Jijé, Flamnders ou Oullié. Eramos meramente consumidores de BD... mas ficou a enorme nostalgia desse tempo e o amor à dita.
      Por isso, aqui fica esta humilde ("homérica", nas palavras do Jorge) homenagem a quem como ele Roussada, Cosme, Dias... nos deu tantas horas de prazer. Tentaremos continuar, enquanto houver forças e maçaroca para a NET.

      Um abraço do

      Lobo Sentado

      Eliminar
  3. Saudações,

    Obrigado pela resposta ! Não estavam a resultar as minhas pesquisas...
    Quantos aos artistas que produziram BD para as editoras inglesas (e francesas?) na vizinha Espanha (e fora), é fácil de encontrar páginas sobre os desenhadores espanhóis... O que não acontece com os artistas portugueses em que algumas das histórias são bem reconhecíveis pela arte, mas, o problema está em saber "quais histórias e em que edições?" que tornaria bastante fácil a procura, (re)conhecimnto e leitura dessas obras.

    Obrigado pela atenção
    Abraço de
    ASantos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...