segunda-feira, 2 de março de 2015

HBD049. Claude Duval no Páginas de BD




Vamos dedicar grande parte desta semana às aventuras do famoso Claude Duval, um salteador que, na vida real, parece ter tido grande saída entre as donzelas, mas que, Fred Holmes nos mostra, no mundo da BD, como um cavaleiro que pôs a sua espada na defesa do rei em momento muito difícil para este em Inglaterra no final dos anos 40 do século XVII.
Por essa altura, o famoso Oliver Cromwell fazia a cabeça doida à realeza, chegando a assinar uma petição para a execução do rei Carlos, a qual acabou por ser consumada.
Mas Cromwell não teve muito melhor sorte. Com o restabelecimento da realeza, falecido e sepultado, acabou por ser desenterrado para lhe cortarem a cabeça a qual andou a ser exibida por um soldado.
Não sabemos qual a sorte do Duval idealizado por Holmes. O verdadeiro, esse, acabou por ser executado lá para 1667.
Curiosamente, a primeira história que apresentamos de título Claude Duval, o cavaleiro do rei, narra um histórico encontro deste com Cromwell. Derrotadas as tropas realistas, Duval é poupado e aquele, comovido com a sua coragem, permite-lhe abandonar o campo de batalha transportando a sua bandeira. Valha-nos a BD para acreditarmos que ainda são possíveis estes belos exemplos...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...