segunda-feira, 27 de setembro de 2021

O Mundo de Aventuras no Páginas de BD

 Aproveitámos estes últimos meses para uma visita mais profunda ao Mundo de Aventuras no período 1956_1957, altura em aquela revista iniciou um processo de organização em que conseguia ter volumes onde as histórias se esgotavam.

Como tem sido prática habitual deste blog privilegiar a aventura e não a revista, vamos iniciar um processo de publicação das revistas desse período seguindo essa orientação. História a história iremos assim reconstituindo cada fascículo a que se deverá juntar as páginas de Curiosidades, Contos e o famoso Policiário.. O que isto significa é que a publicação de um fascículo só estará terminada ao fim de algum tempo.

Claro que manteremos a interrogação por vários aspetos: autor, série, aventura... (a qual só estará disponível no fim de um volume completo) e até poderão conhecer as capas desenhadas por autores portugueses como Carlos Alberto e José Antunes que foram um suporte importantes no período. Aliás, Carlos Alberto haveria de prosseguir ligado à revista desenhando centenas de capas quando se publicavam histórias completas (511 e seguintes).

Assim, vamos abandonar por uns tempos a publicação de histórias do Condor Popular, da Coleção Sioux, da Revista Zorro, da Coleção Águia para o mais cedo possível poderem dispor dos fascículos completos do MA. De qualquer forma, de quando em quando, voltaremos a uma ou outra daquelas coleções.

Iniciaremos com o segundo volume de 1957, depois o primeiro e finalmente iremos a 1956 onde revisitaremos o que já conhecem das Páginas do Mundo de Aventuras em que procedemos a uma revisão com melhor definição e novo restauro.

E pronto... amanhã começamos...

4 comentários:

  1. Aguardando com muito interesse...e ainda ninguém pensou em fazer uma colectânea das capas de Carlos Alberto?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser difícil já que há com certeza muitas que ele não assinou e de que a APR não indicou autor. E o pessoal conhecedor daquele tempo começou a desaparecer...

      Eliminar
  2. Excelente iniciativa que acompanharei com particular interesse, caro Lobo Sentado.
    Quanto à sugestão do ASantos, ainda há gente que pode esclarecer dúvidas: José Ruy, Carlos Gonçalves, Leonardo De Sá, António Amaral... entre outros, certamente.
    Saudações e continuação de bom trabalho.
    Carlos Rico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos Rico, obrigado pela sia visita e palavras. Às vezes penso que todo este esforço só é útil para satisfazer o meu ego, mas, com as suas palavras... vale a pena.
      É engraçado: quando elaborei a resposta ao ASantos relativamente à compilação de capas do Carlos Alberto, sem o dizer, estava mesmo a pensar em si. Vamos deixar amadurecer a ideia, está bem?

      Um abraço do

      Lobo Sentado

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...