sábado, 22 de agosto de 2015

Lusíadas#007. A palavra de Egas Moniz

Um episódio célebre DA HISTÓRIA DE PORTUGAL

... é o que nos contam as duas estâncias de «Os Lusíadas» que hoje publicamos e que Fernando Bento tão bem soube interpretar.
Quem não conhece no verdade, o famoso gesto de Egas Moniz, apresentando-se ao Rei de Castela, poro resgatar com a sua vida e as dos seus a palavra de D. Afonso Henriques?
Tinha findado o prazo ajustado — diz-nos o Poeta — dentro do qual o Rui de Costela aguardara que o Príncipe submetido à sua autoridade lhe prestasse a esperada homenagem. Vendo Egas Moniz que seria tido como perjuro, coisa que Castela não poderia supor do seu carácter, resolveu dar a preciosa existência em troca da palavra que não fora cumprida.
E partiu para Castela, acompanhado dos filhos e da mulher, a fim de com eles satisfazer a fiança. Iam descalços e tão singelamente vestidos, que mais incitavam à compaixão que à vingança. E assim falou Egas Moniz ao Rei: «Se pretendes, ilustre rei, vingar-te da minha temerário confiança, aqui me tens, disposto a redimir com a vida o compromisso que tomei».
O que depois se passou sabem-no todos que estudaram a nossa História. Mas — creiam! — contado por Camões o episódio ganha em beleza e elevação. Não deixem de o ler até ao fim...
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...