sábado, 29 de agosto de 2015

Lusíadas#009. Esta é a minha ditosa e amada Pátria...

Um novo episódio de "OS LUSÍADAS"

Tal entusiasmo tem despertado entre os amigos do «Cavaleiro Andante» a leitura de algumas estâncias de «Os Lusíadas» que temos tido o prazer de lhes oferecer com ilustrações de Fernando Bento, que não hesitamos em continuar divulgando entre os novos as estrofes do mais belo dos poemas escritos em língua portuguesa.
As duas belas estâncias de hoje pertencem à narração de Vasco da Gama ao Rei de Melinde, quando o grande navegador diz, referindo-se a Portugal: — Aqui temos, como vértice da cabeça de toda a Europa, o reino de Portugal onde acaba a terra e começa o mar e onde o sol se esconde no Oceano; e ao qual permitiu o justo céu que florescesse na guerra contra torpes mouros, expulsando-os do país e nem lhes consentindo que estivessem sossegados na própria África.
É esta a minha ditosa e amada pátria na qual desejo morrer se o céu me permitir que eu a ela regresse sem perigo e com este empreendimento realizado.
Ali foi a antiga Lusitânia, derivada de Luso, ou Lisa, que foram, ao que parece, filhos ou companheiros de Baco e seus primeiros habitantes.
Assim falou o Poeta antes de começar a narrativa da História de Portugal... Peguem no vosso exemplar de «Os Lusíadas» e leiam-na. Não se arrependerão...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...