terça-feira, 25 de agosto de 2015

Lusíadas#008. Foge, foge, português...

MAIS UM EPISÓDIO DE "OS LUSÍADAS"

...temos hoje o prazer de oferecer aos que nos leem.
Nele Camões nos narra aquele passo em que o deus Mercúrio apareceu em sonhos a Vasco da Gama, dizendo: «Foge, foge, português, da cilada que este malvado rei está urdindo para vos matar todos e destruir as naus. Foge, que o vento e os deuses te favorecem, o tempo e o mar estão calmos e em outro sítio não longe daqui encontrarás outro rei mais teu amigo, em cujo pôr-to poderás abrigar-te com segurança.
Aqui, em Mombaça, espera-te a hospedagem que o cruel Diomedes, rei da Trácia dava no seu reino, fazendo comer pelos seus cavalos os infelizes a quem hospedava. Se aqui te demorares, terás como certos os altares onde o rei Busíris do Egipto costumava sacrificar os seus desgraçados hóspedes. Foge, foge, desta gente pérfida e feroz...»
Fernando Bento ilustrou com rara felicidade esta passagem do maravilhoso poema de Camões. E temos á certeza de que, entusiasmados com as ilustrações e admirados de que seja, afinal, tão simples compreender o que o Poeta disse, todos os rapazes passarão a ler «Os Lusíadas» com o mesmo interesse que põem na leitura de certos romances de aventuras.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...